A portrait of the artist as a young black hole

dfw por afm

“NOTAS  

NOTA 1: Muito se especulou sobre a relação entre colocar em funcionamento em Genebra o acelerador de partículas LHC (Large Hadron Collider), e a morte de Foster Wallace. De fato, uma das consequências anômalas (muito anômalas) previstas era essa. Segundo cálculos do próprio CERN, a probabilidade da morte de Foster Wallace nas primeiras 154 horas de funcionamento do LHC era de 1 para um bilhão [bilhão europeu, não americano]. [Tal probabilidade era inclusive muito menor que a de que se formasse um buraco negro super gigantesco que absorveria o Planeta, calculada em 1 para 1.600.523, e sem dúvida esta última não ocorreu].

 

O motivo pelo qual algo com uma probabilidade tão próxima de zero tenha ocorrido, deve-se à falta de visão dos físicos: não consideraram a morte por vontade própria. Simplesmente não imaginaram que Foster Wallace pudesse cometer suicidio.

 

NOTA À NOTA: Também foram feitos cálculos óbvios, como o de probabilidade da morte do escritor nos 80 anos seguintes ao funcionamento do LHC, que seria de 0.999 para 1, quer dizer, de quase 100%.”

[ O físico e escritor espanhol Agustín Fernández Mallo publicou um conto sobre a morte de David Foster Wallace no especial dedicado ao tema pela revista galega Quimera. O restante do texto você lê aqui. Em tempo: a auto-ajuda de vanguarda ou palestra motivacional pós-moderna proferida por DFW no Kenyon College em 2005 — apesar de não ter sua eficiência propriamente comprovada — será reunida num volume em abril sob a rubrica “filosofia”. Como se diz, no se menciona la soga en la casa del ahorcado]

Anúncios
Padrão

Um comentário sobre “dfw por afm

  1. QUERIDÍSSIMA JOYCE, rarará! Genial é o close no meu, quer dizer, no queixo do MAFALDINO FREIRE (terceira foto). Vou atrás dos “meus” direitos autorais. No mais, um abraço no JOCA, na BEL e, idem, no QUINO, do amigo MARCELINO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s